Dark Sun – Briefing

Dark Sun


Download do PHB 2

Download do PHB 2 (Contendo classes Avenger, Barbarian, Bard, Druid, Invoker, Shaman, Sorcerer, Warden)
Salve o linke: https://cronicasdeumdm.files.wordpress.com/2013/02/phb2.pdf

“Melhor morrer com uma lança em punho, do que viver com correntes em seu pulso.”

Provérbio Élfico


Introdução ao Mundo de Dark Sun

darksun

A Essência de Dark Sun

O mundo é um deserto

Athas é um mundo quente, árido, coberto por imensos desertos e mares de dunas. Seu céu é vermelho e escaldante. É uma terra desprovida de recursos, com poucas cidades e vilas somente aos pés de oásis ou lugares onde se pode esconder-se do sol negro.

Não se vê chuvas por muitos anos, mesmo em lugares com terras férteis. Athas nem sempre foi um deserto, mas uma lembrança esquecida do que foi há muitos milênios atrás.

O mundo é brutal

A vida em Athas é curta e violenta. Selvagens sedentos de sangue, senhores de escravos e hordas de criaturas não humanas espalhadas por suas terras ermas. As cidades são repletas de escravos à serviço de tiranos imortais quase divinos.

O metal é escasso.

Armas e armaduras são feita de ossos, carapaças pedra e madeira. Qualquer metal encontrado é uma raridade sem preço.

Magia arcana corrompe o mundo

O uso indiscriminado da magia profanadora/corrupta reduziu Athas a um deserto. Uso dessa magia mata toda vida ao redor, tornando procurados e caçados aqueles que usam magia arcana. Somente os poderosos conseguem usar em público sem medo. Os arcanistas devem ter muito cuidado ao sua arte – são procurados ambos pelos seus raros talentos quanto seu cabeça separada de seu corpo.

Bruxos-Rei comandam as Cidades-estados

Grandes profanadores Bruxos dominam com punho de ferro estas cidades à séculos. Alguns se denominam deuses ou dizem servirem aos antigos. Seus exércitos crescem fomentados por ganância, crueldade e poder.

A timeline de dark sun pode ser encontrada com amis detalhes aqui: http://darksun.wikia.com/wiki/Category:History


Sobre Personagem que usam Magia Divina em Athas

Os antigos deuses estão mortos ou esquecidos, pois quase não restou ninguém dessa linhagem que se lembre deles. Se seu personagem usa magia divina, é possível que em toda sua vida você nunca encontre outro servidor dos deuses ou alguém eu acredite que existe algum deus.

Suas opções de origem são:

– Você encontrou uma relíquia de outra era que garantiu a você poderes a muito esquecidos da era dos deuses de Athas. A origem da relíquia pode ser uma mistério ou busca por si só.

– Você é descendente da linhagem dos antigos que viveram milênios atrás e acreditavam nos deuses mortos. Sua magia vem de seu sangue divino, sua herança.

– Fadado à morrer nos desertos de Athas, você foi salvo por um andarilho sem nome ou rosto. Você fez um trato, sua devoção em troca de uma segunda chance de viver em Athas. Você não tem certeza de quem foi ele, mas ele te protegeu e concedeu poderes.


Sobre Magia Defiler e Preserver

Usuários de magia arcana tem que fazer um escolha quando usam poderes diários.

Magia Preserver (ou da Natureza) é a magia que se conhece, usada sem corromper ou drenar fora vital dos seres ao redor.

*Arcane Feature: Exclusivo para Preservers –  Preserver Magic [Enconter ou Daily Power]

Chance de preservar um spell ao lançar uma Daily. Este efeito não pode ser repetido para o mesmo spell mais que uma vez.  A chance aumenta a cada nível (2% por nível)
01º: 02%

  05º: 10%
  10º: 20%
  15º: 30%
  20º: 40%
  25º: 50%
  30º: 70%

Magia Defiler (ou Corrupta) foi criada amuito tempo pelo Rajaat – antigo Bruxo-Rei. Magia mais poderosa que drena força vital de toda vida ao redor. É mal vista e poderosa. Comumente usada pelos servos do Bruxo-Rei.

Qualquer usuário de magia arcana conhece os perigos de usar magia Defiler, mas pode optar por usar. Magia preserver não ganha ou perde nenhum bonus. Já magia defiler usa o seguinte feature:

magia


Hierarquia em Athas

Ordem da Sociedade:

Bruxos-Rei: Líderes Supremos Arcanos quase Imortais e donos de sua própria Religião.

Templários: Servem aos Bruxos-Rei, são sacerdotes, oficiais ou com poder de punir.

Nobres: Aristocratas de Athas, Donos de Escravos ou Reservatórios, Oásis.

Mercantes: Independentes e proeminentes, negociam com tribos de toda Athas e pertencem à sua própria tribo.

Escravos: Maioria nas cidades, cada escravo tem um trabalho específico, de gladiadores à artesãos.

Cidadãs-Livres: Mercenários, monges, sacerdotes, aventureiros.

Aldeões: Em suas tribos em lugares onde há minas, fontes de água etc.

Nômades: Sendo ou não de tribos nômades, a vida mais difícil e perigosa de Athas. Viver no mundo selvagem é audacioso e curta.

Eremitas: Excluídos, vivem longe dos habitantes de Athas, escondidos e sobrevivendo com o que conseguem achar.


Linguagem

languages


Psionismo em Athas

A última herança da primeira civilização de Athas, os extintos Halflings com tecnologia Biomecânica e capacidade mental quase sem limites – hoje são apenas uma fração do que era. Todas as criaturas de Athas possuem algum tipo de capacidade mental escondida, alguns mais poderosos que outros.

Cada personagem irá ganhar aleatoriamente um destes talentos (duas chances de rolagem):

wild-talent


Raças que estão presentes em Athas (Estória de cada raça está no Dark Sun Campaign Setting em detalhes):

Dragonborn (Dray) – Criados pelo Rei-Bruxo de Giustenal a muito tempo atrás, serviram como escravos, guerreiros e feiticeiros ao serviço do Rei-Bruxo. Poucos em Athas e reclusos, são amorais, maliciosos e cautelosos com quem negociam.
Ex Backgrounds: Pertencente ao seu Clan / Arcanista Mercenário

r_dray

DwarfNo mundo de dark sun vivem ao sol e são resistentes à este mundo , não possuem mais cidades em Athas, sua linhagem a muito tempo deixou poucos resquícios de sua cultura. Ex Backgrounds: Mineiros / Artesão

r_dwarf

Eladrin – Negociantes das Dunas, muitos misteriosos e desconhecidos ao povo de athas, Eladrin são relacionados à cidades-miragens do deserto, ilusões. São arrogantes, decadentes e protetores de seus segredos.
Ex Backgrounds: Sobrevivente de sua Civilização Decadente / Protetor de suas Terras Misteriosas.

r_eladrin

Elf – Trapaceiros, ágeis, astutos e negociantes. Muitos os acham preguiçosos e confortáveis, mas eles realmente desprezam o trabalho árduo e veneram a liberdade, e a emoção do momento irresponsavelmente.
Ex Backgrounds: Negociante / Saqueador das Dunas

r_elf

Goliath – Da linhagem dos extintos gigantes, sobrevivem à guerras, extermínio e escravidão. São chefes de tribo, conselheiros, adaptáveis, guerreiros incríveis e leais.
Ex Backgrounds: Saqueador / Escravo / Guarda Real

r_gol

Half-Elf – Sem casa e vivendo longe da civilização. Fazendo alianças com raças fora da sociedade de Athas.
Ex Backgrounds: Charlatão / Sobrevivente exilado / Corsário Impiedoso

r_helf

Halfling – Da linhagem mais antiga de Athas, são selvagens, ferozes, canibais e veneram os antigos espíritos da terra. Usam máscaras e pintam o corpo, são temidos no mundo selvagem e vivem em tribos e valorizam muito a irmandade/ lealdade.
Ex Backgrounds: Protetor da Natureza / Caçador / Mercenário Renegado

r_hling

Human – Adaptáveis e vivem em comunidades. Possuem pele morena e resistente. Possuem um espírito peculiar de se identificar com causas, raças ou tribos.

r_human

Tiefling – Conhecidos como demônios do deserto, são ferozes e temidos, não deixam prisioneiros. São descendente d e humanos que fizeram tratos com demônios por poderes das trevas há muito tempo. Tendo índole maligna ou não – pagam o preço de seu sangue em Athas.
Ex Backgrounds: Procurando Redenção / Cobrador de Dívidas pelo seu sangue

r_tiefl


Raças exclusivas de Athas:

Mul (“Mûl”)Dos anões + humanos, umas das raças mais resistentes e duronas de Athas. Desde criança podem viver em cativeiro, resistindo à treinamento ou tortura, assim tendo pouca simpatia e um coração mais endurecido pelo sofrimento do passado.
Ex Backgrounds: Sobrevivente, Torturado, Cicatrizado mas com Espírito Firme / Lutador pela Liberdade / Guerreiro Tatuado

r_mul


Thri-Kreen (“TRI-KÍN”)Com 6 membros, com couraça da cor de areia ou esverdeada, parecem ser louva-deus humanoides. Possuem a mesma moral e ética que as outras raças, porém a sobrevivência acima de tudo. Tornado simples seus decisões de viver ou morrer, lutar ou fugir, caçar ou ser caçado. Seus hábitos podem ser muito diferentes, não dormem, comem carne de qualquer animal, seguem instintos, são os melhores caçadores e rastreadores de Athas. Quando deixam sua ninhada/tribo – vivem como nômades, são uma povo do deserto, como beduínos. A mente de um Thri-Kreen funciona assim: “Aceita seu papel em uma tribo ou grupo – sabe que para funcionar cada um tem que desempenhar seu papel; Desafia o líder fraco, pois na tribo o líder deve ser forte; Oferece conselhos ao líder, pois o líder dever ser sábio; Proteger todos de sua tribo, pois a tribo deve resistir e ser dura; Seu papel deve ser desempenhado sabiamente assim como seus companheiros devem o mesmo.”
Ex Backgrounds: O último de seu Tribo / Nômade Explorador do Deserto / Seguidor do Profeta dos Thri-Kreen.

r_thri-keen


Classes Existentes em Athas

Cleric – Seguidor dos espíritos da terra ou ganhou poderes através de uma relíquia ou trato com uma criatura sobrenatural.
Fighter – Guerreiros, Gladiadores, Soldados, Mercenários.
Ranger – Rastreadores, Caçadores, Sobreviventes, Eremitas Místicos.
Rogue – Trapaceiros, Espiões, Assassinos, Mercenários
Warlock – Bruxos que ganharam seus poderes pode Sangue ou Trato.
Warlord – Líder de Tribo, Altruísta, Templários, Guerreiros Honrados ou Seguidor de Dogmas Pragmáticos.
Wizard – Arcanista Defiler ou Preserver, último da linhagem dos manipulares Arcanos.
Avenger – Templário, Sacerdote, Fanático ou Justiceiro, segue dogmas e sua fé.
Barbarian – Sobrevivente da Terra Maldita, Líder de Tribos, Gladiador, Rebelde.
Druid – Protetor da Terra, Vingador de Athas, Andarilho da Sabedoria.
Invoker – Oráculo dos Antigos, Defensor de Dogmas Extintos, Parte de um Culto Secreto, Voz dos outros Mundos.
Shaman – Comandante dos Espíritos, Conselheiro das Tribos, Profeta da Desolação, Guerreiro Feroz de Athas.
Sorcerer – Criaturas com Sangue Místico, Feiticeiros Caóticos e Imprevisíveis, Lunáticos, Sábios, Independentes e Desordeiros.
Warden – Protetores de Lugares Sagrados, Peregrinos, Caçadores de Recompensa.


Themes para Classes (Opcional)

Temas podem ser escolhidos somente na criação do personagem. Primeiro você deve ter uma classe escolhida, então escolher um tema para caracterizar ainda mais seu personagem se quiser.

O que você ganha:

1) Automaticamente ganha um novo POWER;

2) Novas opções de POWERS para seu personagem escolher no respectivo nível;

3) Novas opções de Feats ou Paragon Paths (especializações à partir do 11º nível)

Os temas têm pré-requisitos, resumindo, os temas e pré-requisitos:

1) Athasian Ministrel – Pré-Requisito POWER SOURCE MARTIAL (Fighter, Ranger, Rogue, Warlord)

2) Elemental Priest – Pré-Requisito POWER SOURCE PRIMAL (Barbarian, Druid, Shaman, Warden)

3) Dune Trader – Pré-Requisito POWER SOURCE MARTIAL (Fighter, Ranger, Rogue, Warlord)

4) Gladiator – Pré-Requisito POWER SOURCE MARTIAL (Fighter, Ranger, Rogue, Warlord)

5) Primal Guardian – Pré-Requisito POWER SOURCE PRIMAL (Barbarian, Druid, Shaman, Warden)

6) Templar – Pré-Requisito POWER SOURCE ARCANE (Sorcerer, Wizard, Warlock)

7) Veiled Alliance – Pré-Requisito POWER SOURCE ARCANE (Sorcerer, Wizard, Warlock)

8) Wasteladn Nomad – Pré-Requisito POWER SOURCE PRIMAL (Barbarian, Druid, Shaman, Warden)

E outras mais..


O que são POWERS?

Cada classe adquiri novas habilidades em sua progressão. Esses são chamados POWER ABILITIES. Estes poderes podem ser manobras de combate, magias, ataques poderosos, truques, dons sobrenaturais, etc.

Na descrição de poder tem o seguinte padrão para todas classes.

power

Tipos de POWERS

1) At-Will: Você pode usar sem limites de uso por dia, hora, etc. São habilidades e mágicas básicas da sua classe.

2) Encounter: Após o uso deste poder, você precisa de 5 min de descanso para poder usar novamente.

3) Daily: Os poderes mais avassaladores da sua classe. Apenas 1x por dia após descanso de uma noite dormida.

4) Utility: Não tem restrições uso. Seu uso comum é para se movimentar, fazer ações, truques ou usar táticas de combate.


Quais são as ações que podem ser feitas em um round?

Basicamente:

actions


O Level UP:

HIT Points: Na descrição classe mostra com quanto HP você começa e quanto ganah no level up. Ex: Cleric 1st leve 12+ Con Score (Constituição 10, seria 12+10 = 22 Hp inicial) e ganha no level up +5 HP (somente).

Ganha Pontos no 1+ em dois Ability Scores diferentes a cada 4 nivels (Ex. 4º Nivel +1 na STR e +1 na DEX)

Powers/Features: A cada nível o personagem ganah um novo POWER ou pode TROCAR um poder por um novo disponível.

Ganha 1 feat a cada 2 níveis.

Aumenta o número de Poderes que conhece.
1ª Nível = 2/1/1/0 (2 At-Will, 1 Encounter, 1 Daily e 0 Utility).

Humanos ganham powers e feats adicionais no primeiro nível. Classes, raças e temas podem adicionar novos feats e poderes.

Veja a tabela de evolução completa (Pag. 29)

tier


O que são os TIERS Paragon Path e Epic Destiny

A partir do nível 11, é possível escolher um Paragon Path ((4 opções Especialização para cada classse ) Cada classe possui várias especializações descritas no PHB. Escolhendo um Paragon, você ganha novos feats, features poderes. Mas não é obrigatória a escolha, mesmo tendo só a ganhar.

A partir do nível 21, é possível escolher um Epic Destiny (4 opções para todas as classes), sendo eles menos opções que os Paragons porém sendo épicos como ser tornar um DEMIGOD.

Isto é uma introdução ao 4.0 de Dark Sun. Mais informações consulte o Player’s Handbook 1 e 2 – e Dark Sun Campaign Setting.


Armas E Equipamentos de Dark Sun.

Moedas Inicias: 100gp (100 moedas de cerâmica douradas) para comprar todo equipamento que quiserem. (Página 212)

gear2

Athasian Weapons

gear3

gear4


 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s